Todo usuário do SUS Contagem tem um canal específico de interação com a administração pública à disposição para atendê-lo. Qualquer demanda sobre o serviço de saúde pública do município pode ser registrada na Ouvidoria do SUS. Dúvidas, sugestões, denúncias, elogios e reclamações podem ser manifestados pelos cidadãos por meio deste canal. No primeiro quadrimestre deste ano, foram recebidas 2.835 manifestações da população.
São cinco canais disponíveis para acionar a Ouvidoria do SUS Contagem, estrategicamente pensados para ser mais acessível a todos. As informações do manifestante são recebidas pelos atendentes, que fazem o registro do relato do usuário no Sistema Ouvidor SUS, gerando um protocolo de atendimento. Na sequência, a solicitação é enviada para apuração no setor responsável, e, em seguida, é feita a elaboração da resposta referente ao assunto registrado.
O prazo para retorno da demanda é de até 20 dias, sendo prorrogável por igual período com justificativa. Para a conclusão da manifestação, o solicitante recebe a resposta pelo Sistema Ouvidor SUS.
Conforme explicou a ouvidora do SUS Contagem, Adélia Batista, este é um espaço estratégico e democrático de comunicação entre o cidadão e os gestores. “A Ouvidoria tem um papel muito importante de instrumento de gestão e também de participação cidadã na rede pública de saúde. O usuário conta para a administração por meio dos canais como está o serviço. Então, a partir dessa narrativa do usuário, o gestor utiliza estes indicadores para saber como melhorar o serviço ofertado”, pontuou.
Em Contagem, a Ouvidoria do SUS produz um relatório com as informações processadas no período de quatro meses. O documento é publicado no Portal Transparência do município e fica disponível para todos que tenham interesse em acessar.
Ouvidoria itinerante
Ainda de acordo com Batista, neste ano, a Ouvidoria do SUS Contagem começou a participar da Rede Mineira de Ouvidorias Públicas, mais conhecida como Rede Ouvir, que abrange ouvidorias de diversos órgãos do Estado, com o objetivo de estimular a expansão do instituto da ouvidoria pública. “Na última semana, a Ouvidoria do SUS Contagem recebeu usuários para registro de manifestações, na praça da Estação, com a Rede Ouvir. É muito importante dizer para sociedade que ela pode acessar as informações ligadas aos órgãos públicos”, finalizou.
Canais Ouvidoria do SUS Contagem: